Radio Web InformaSom

domingo, 29 de maio de 2011

Reforma do Moacyrzão é um sonho realizado por um prefeito desportista

A construção de um estádio em Macaé, era um sonho antigo do ex-secretário de Esportes e Lazer da cidade, Riverton Mussi, desde a primeira vez em que a Liga Macaense de Desportos, presidida na epoca pelo Eraldo Manhães, sediou no velho Expedicionário um Torneio Juvenil Sub 17, tratado como "Brasileirinho" da categoria e promovido pela Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro. E virou realidade com a reconstrução do Estádio Claudio Moacyr, entregue pelo agora prefeito de Macaé, Riverton Mussi.
Antes de ser o secretario, Riverton iniciou a carreira no futebol indo com o primo Silvinho e Amilde para Nova Friburgo, onde foi treinado pelo técnico Theotonio Espindola ( que na década de 80 passou o comando da Friburguense para o técnico Luxemburgo) e foi goleiro profissional do Friburguense. Porém encerrou a carreira e se tornou professor de educação física. Fora das quatro linhas exerceu varias atividades em divesrsas modalidades esportivas e ajudou a construir a história do futebol profissional de Macaé.
Atuamente, o Macaé Esporte representa a cidade na elite do futebol carioca e na Serie C do Brasileiro, além do Serra Macaense, na Segundona do Carioca. Mas tudo começou com o União Nacional, fundado em 24 de abril de 1946. O time vestia um uniforme semelhante ao do Grêmio, e conquistou a Terceira Divisão de 1988, invicto. Em 1991, disputa a Copa Rio, época em que o torneio era prestigiado pelos grandes clubes do Estado.
Depois o clube passou a se chamar União Macaé, controlada por um outro grupo que buscou apoio da prefeitura. O departamento de futebol viria a fechar em 1995, quando houve uma última tentativa de reativá-lo a partir de uma fusão com um outro time amador do município, o Barra Futebol Clube, que acabou cedendo sua sede e campo, para a construção do moderno Moacyrzão. Nasceria então o Macaé Barra, o qual teve curta duração. Os saudosistas especulam inclusive a volta do "Naça", mas seria difícil Macaé comportar três clubes profissionais. Antes do Serra, surgiu o Independente no Amador Macaense, com as cores e o uniforme identico ao do União Nacional, e depois disputou o profissional, sendo campeão invicto da Terceirona. O "clube" fechou as portas e foi comprado pelo Serra Macaense.
Moacyrzão é uma justa homenagem póstuma ao ex-deputado e prefeito de Macaé, Claudio Moacyr de Azevedo, mas o estádio poderia se chamar Mussizão em reconhecimento a visão do atual prefeito Riverton Mussi em insvestir na modernização do velho estádio e mostrar a Princesinha do Atlântico para o Brasil e o Mundo através do futebol. Ao menos ele lembrou do homem responsável pela aquisição do terreno junto ao INCRA, que por muitos anos foi o estádio do Barra, dando o nome a Tribuna de Honra Luiz Pinheiro.

Nenhum comentário: