Radio Web InformaSom

sexta-feira, 29 de junho de 2012

Macaé vai estrear na Terceirona do Brasileiro

Roberto Marcelino

Desde a segunda-feira (25) havia a especulação de que a bola rolaria neste fim de semana, e muitos duvidam, porém a CBF confirmou inclusive a estreia do Macaé para este domingo (1º), contra o Caxias, mantendo a tabela original. Foram mantidos 20 clubes, divididos em dois grupos de dez, nesta primeira fase.
A bola já deveria está rolando desde o dia 27 de maio, mas o inicio da competição foi suspensa as  e disputas judiciais, provocadas pelo Treze/PB e pelo Brasil/RS, que acionaram a Justiça comum para tentarem garantir suas vagas no torneio após perderem o julgamento da causa na esfera desportiva. Em consequência paralisou a Quarteirona e a Terceirona.
Se fosse cumprido as normas da CBF e da Fifa, os clubes que recorreram à Justiça comum para tratar de questões desportivas, teriam sofrido as penas previstas, entre elas a desfiliação e o Campeonato já estaria na quinta rodada. Semana passada teve início a Quarteirona e agora será a vez da Terceirona, com jogos no sábado (30), domingo (1º) e segunda-feira (02), provavelmente para atender um pedido da TV.
Desde o início da manhã desta quinta-feira (28), a cúpula da CBF esteve reunida tentando encontrar uma solução para o impasse, e os clubes ficaram de sobreaviso. A entidade decidiu que o Rio Branco/AC será mantido na Série C e fez um depósito em juízo de R$ 2,48 milhões para o Treze/PB até que o mérito da ação seja julgado em definitivo, atendendo a uma decisão da Primeira Vara Cível da Comarca de Campina Grande, que exigia a inclusão do Treze na competição.
Nesta sexta-feira (29), às 13h30, Treze/PB e Brasil/RS serão julgados pela Quarta Comissão Disciplinar do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) por terem desrespeitado o Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD) ao ingressarem na Justiça Comum reivindicando a participação na Série C do Brasileiro após perderem suas causas na esfera desportiva.
Com o fim da "novelinha", o Macaé fará a sua estreia na competição no domingo (1º), às sete da noite, contra o Caxias, no Estádio Francisco Stédile, em Caxias do Sul.
Se não houvesse o adiamento do inicio da competição, o Macaé estaria ganhando entrosamento e condicionamento físico nas rodadas iniciais, pois não houve tempo suficiente para montar o time após o Carioca. Ainda bem que os amistosos serviram para mostrar os erros que não podem ser cometidos nos jogos oficiais. Mas a indefinição estava desmotivando o torcedor e provocando uma ansiedade muito grande, tanto nos jogadores, quanto na comissão técnica e direção. "É verdade que ganhamos um pouco mais tempo de preparação e, com isso, conseguimos realizar seis jogos-treinos. Além disso, deu para o time ganhar mais entrosamento. Vamos brigar por título ou uma das vagas de acesso, que é o nosso maior objetivo", disse o técnico Toninho Andrade.
Baseado nos amistosos, o time que deve iniciar contra o Caxias, provavelmente será o mesmo que derrotou o Aracruz por 2x1 e depois perdeu para o Duque de Caxias por 2x0, ambos no Moacyrzão. Esse mesmo time, em o Norton, que ganhou a condição titular durante os amistosos, também perdeu para o Friburguense, por 2x0, no Eduardo Guinle, no dia que seria a estreia do Macaé contra o Caxias, atual vice-campeão Gaúcho.
Os outros jogos do Grupo B, terão bola rolando no sábado (30), às três da tarde, com Madureira x Brasiliense, no Aniceto Moscoso; às três e meia, Santo André x Chapecoense, no Hermínio Ometto; e às quatro da tarde, Tupi x Duque de Caxias, no Mario Helênio e Vila Nova x Oeste, no Serra Dourada.
A primeira rodada do Grupo A começará no domingo (01/07), às quatro da tarde, com Santa Cruz x Guarany, no  Arruda; às quatro, Cuiabá x Icasa, no Presidente Dutra; às cinco, Fortaleza x Águia de Marabá, no Presidente Vargas; às sete e meia, Rio Branco x Salgueiro, na  Arena da Floresta e será concluída na segunda-feira (02) com Paysandu x Luverdense, às oito e meia da noite, na Curuzu.

Nenhum comentário: